Mensagem: Deus nos ama e deseja nos livrar da morte eterna

10 de fevereiro de 2022

A salvação é descrita na Bíblia em três aspectos em relação ao tempo e ao homem. Há salvação no passado, no presente e no futuro, isto é, a salvação da penalidade, da presença e do poder do pecado. Há salvação do espírito e da alma na regeneração e santificação e do corpo, na ressurreição. Em torno desses aspectos da salvação, a Bíblia desenvolve um conjunto de doutrinas chamado Soteriologia, a doutrina concernente a salvação.

O homem precisa compreender seu estado de pecado e a necessidade de ser salvo. Constantemente, precisa arrepender-se e crer na providência divina, o Evangelho, o poder de Deus para a salvação do perdido; precisa receber a regeneração efetuada pela palavra de Deus mediante a ação do Espírito Santo, alcançar a justiça de Cristo, envolver-se no processo de santificação para fazer cada vez mais firme a sua vocação de salvo. É necessário, ainda, orar a Deus para manter comunhão constante com Ele e assegurar a posse da esperança da glória, que é Cristo Jesus.

“Salvar” significa livrar do poder, das consequências e da presença do pecado. É importante notar que a salvação não é de graça, mas pela graça. Houve um preço altíssimo, incalculável o qual foi pago com o sangue puro e inocente de Jesus. O sangue de Cristo foi a oferta, o sacrifício único e suficiente que pôde satisfazer a justiça de Deus, trazendo vida e salvação plena a todo aquele que crê. Assim como a morte e o pecado entraram na humanidade por meio de um só homem, devido à desobediência, convinha que todo esse desvio fosse apagado pela obediência e justiça de um só homem. Mas ninguém foi achado digno de oferecer a Deus a devida justiça e obediência. Por isso, fez-se necessário que Jesus se despojasse de toda a Sua glória, majestade e poder para tornar-se homem e, como tal, cumprisse o plano de redenção do Senhor
(Hb 5:9).

→ O ARREPENDIMENTO
Ao longo da narrativa das Escrituras, pode-se observar claramente a importância e o destaque dados ao arrependimento. Isso ocorre, devido ao fato de o arrependimento se constituir como o passo inicial da salvação. Apesar dessa importância, o ser humano é incapaz de arrepender-se sozinho. Por isso, Deus, em Sua graça e mediante o Seu Espírito, opera no homem (At 11:18) por meio de Sua Palavra (At 2:37-41/ 26:19-20 e 2 Tm 2:24-25), benignidade (Lc 6:35; Rm 2:4 e 1 Pe 2:3), repreensão e correção (Hb 12:6-11 e Ap 3:19), tristeza segundo Ele (2 Co 7:8-11) e da percepção de Sua santidade (Jó 42:5-6 e Is 6:1-5).

Esse é o desejo de Deus (2 Pe 3:9 e At 17:30), que todos os homens se arrependam, sejam salvos e alcancem o pleno conhecimento da verdade. Arrepender-se é a condição para receber o perdão. Por isso, não há como dissociar essa atitude da mudança de pensamento, da tristeza pelo erro cometido, do ódio ao pecado e da disposição para deixá-lo.

Se nos arrependermos de nossos pecados, reconhecendo que somos pecadores e crermos de todo coração, confessamos com a própria boca que Jesus morreu por nós e ressuscitou, temos a salvação eterna e o nome imediatamente escrito no livro da vida.
Receba Jesus agora…

Compartilhe nas suas redes

Postagens recentes

Olá, como podemos te ajudar?