Direcionamento Apostólico: As sete igrejas da Ásia

20 de fevereiro de 2023

Apocalipse 2.8-11
Igreja de Esmirna

Uma cidade da Ásia Menor, Turquia, atual Izmir, a Bíblia não fala de forma específica sobre o início da Igreja em Esmirna. Mas é bem provável que a igreja de Esmirna foi fundada pelo apóstolo Paulo durante sua terceira viagem missionária. O livro de Atos dos Apóstolos, por exemplo, diz que a palavra do Senhor foi pregada aos habitantes de toda a Ásia, tanto judeus como gregos (Atos 19:10). Se de fato foi nesse período que a igreja de Esmirna foi fundada, então isso aconteceu entre os anos de 53 e 56 d.C.

A tradição cristã sugere que Policarpo, discípulo do apóstolo João, chegou a ser bispo da igreja de Esmirna. Sem dúvida é inegável a semelhança entre o testemunho de Policarpo e a situação enfrentada pela igreja de Esmirna conforme descrita na carta do Apocalipse.

Policarpo foi um cristão fiel, temente ao Senhor, e líder exemplar. Por causa de sua fidelidade a Cristo ele acabou sendo queimado na fogueira em 155 d.C. Policarpo se negou a reconhecer César como uma divindade.

Os romanos ordenaram que ele nega-se a Cristo para ser posto em liberdade, mas Policarpo assegurou que jamais poderia blasfemar contra o seu Rei e Salvador, a quem ele tinha servido por toda a vida.

Esmirna ao contrário das outras igrejas, não é um monte de ruína hoje, mas uma da três principais cidades da Turquia atual, uma cidade rica e turística, que no passado era pobre e insignificante, mas tinha uma igreja fiel, que não se curvou a idolatria ao César, mesmo que isso lhe custasse a vida.
A própria sinagoga dos judeus se curvaram ao paganismo, mas a igreja cristã daquela cidade não se influenciou com o mundo e se manteve na obediência e amor ao Senhor Deus Eterno de Israel.

Jesus elogia a igreja por sua lealdade e não faz nenhuma crítica, nem lhe emite nenhuma advertência, era uma igreja que viveu no tempo de maior perseguição romana, em que muitos de seus membros foram mortos, mas a tribulação tinha prazo contato para terminar e Deus honraria a seu povo de forma especial.

A promessa é a coroa da vida para todos os que forem fiéis até a morte, sua tribulação tem prazo contado, Deus está te aperfeiçoando.
Vai passar toda angústia e se te mantiveres fiel, Deus renovará suas forças como águia e restará sua sorte.

Cuide se, pois Jesus conhece nossas obras, o que fazendo mesmo que ninguém reconheça.
Bom dia e que Deus abençoe a todos poderosamente.

Apóstolo Marcos Santana
Projeto Semeando Rhema

“E ao anjo da igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”

Compartilhe nas suas redes

Postagens recentes

Olá, como podemos te ajudar?